Chuveiro elétrico: como economizar energia?
18/09/2024
Em muitos lares brasileiros, economizar é uma preocupação constante e as famílias buscam nas suas atividades cotidianas formas de cortar gastos e reduzir o consumo. Quando se trata de economia de energia elétrica, boas práticas e a compreensão do funcionamento de cada aparelho que possui, é perfeitamente possível economizar energia, utilizando os itens que mais consomem e os que menos consomem energia elétrica.
Nesse texto você vai entender como calcular o seu consumo mensal de energia com o chuveiro, além de encontrar algumas maneiras de economizar.
Quanto gasta um chuveiro elétrico?
O chuveiro elétrico é muito mais eficiente que outros sistemas de aquecimento de água para banho. Dessa forma, o banho em um chuveiro elétrico será sempre mais barato do que o de outros sistemas, levando em conta o gasto em energia e água.
O consumo de um chuveiro elétrico depende de vários fatores. Os principais são:
- A potência do aparelho;
- A duração dos banhos;
- A frequência de uso;
- A tarifa de cada região.
Uma das formas mais simples de calcular o consumo mensal do seu chuveiro é dividindo a potência do aparelho por 1000 e, em seguida, multiplicando pelo número de horas utilizadas no mês. O valor se dá em kWh (quilo Watt-hora).
Por exemplo, um chuveiro que funciona por 30 minutos diários, funcionará durante 15 horas ao final do mês. Se aplicarmos essa fórmula a um chuveiro elétrico com potência de 5.500 Watts, isso significa um consumo mensal de 82,5 kWh.
Agora, considerando o exemplo anterior para uma família que mora na cidade de São Paulo (SP) e paga cerca de R$ 0,66 por kWh, temos então um gasto de R$ 54,45 apenas com um chuveiro elétrico que fica ligado por meia hora todos os dias.
Nas embalagens dos chuveiros elétricos há a informação do consumo mensal máximo para banhos diários de 8 minutos. Basta multiplicar esse valor de kWh da embalagem pelo número de banhos mensais e pelo valor de kWh faturado pela distribuidora de energia elétrica de sua localidade.
Leia também: Guia para manutenção preventiva: duchas, torneiras e chuveiros elétricos.
Formas simples de economizar energia com o chuveiro elétrico
Agora que você já sabe calcular o gasto com o chuveiro elétrico, não custa lembrar algumas dicas básicas, mas muito úteis, para economizar usando o aparelho.
- Reduza o tempo de banho. Parece óbvio, e é: diminuir o tempo do banho é a maneira mais eficaz de economizar energia. Criar o hábito de banhos mais curtos, mesmo no inverno, pode representar uma redução significativa ao final do mês.
- Ajuste a temperatura. Ao utilizar o chuveiro na posição morna, em vez da mais quente, você consome menos energia. Isso acontece porque o aparelho utiliza menos potência para aquecer a água.
Converse com a sua família e coloque em prática algumas dessas dicas. Faça um teste por algumas semanas e veja se há diferença na sua conta de energia.
Leia também: Cuidados com chuveiro em casas de veraneio
Atenção especial à temperatura do chuveiro
Em climas mais quentes, muitas vezes é possível tomar banho com água fria, eliminando completamente o uso de energia pelo chuveiro elétrico.
Além disso, ajustar a temperatura de acordo com a estação do ano (mais quente no inverno e mais fria no verão) pode ajudar a equilibrar o consumo energético.
Por outro lado, abusar das temperaturas mais altas do aparelho quando não há necessidade pode significar um gasto extra de energia.
Leia também: Chuveiro no inverno: 3 dicas para não queimar a resistência
A escolha do chuveiro elétrico
A escolha do chuveiro elétrico também influencia na economia de energia. Optar por modelos com menor potência, porém adequados ao clima da região, pode resultar em economia.
Modelos com ajuste eletrônico de temperatura são mais eficientes, pois controlam a potência necessária para manter a água na temperatura desejada, evitando desperdício.
Hábitos saudáveis durante o banho
Alguns hábitos adotados para a hora do banho também contribuem com a economia tanto de energia elétrica, quanto de água.
Fechar o chuveiro quando não está utilizando a água corrente é um deles. Ao ensaboar o corpo ou deixar um produto agindo nos cabelos, é possível desligar o chuveiro. Essa pequena mudança no comportamento pode fazer diferença na conta de energia no final do mês.
Já falamos nesse texto e vamos repetir: o controle do tempo de banho é fundamental para adotar hábitos mais saudáveis. Você tem noção de quanto tempo leva no chuveiro?
Muitas vezes esse é um momento de relaxamento após um dia longo e cansativo e acabamos perdendo a noção do tempo.
Experimente cronometrar o banho para calcular o consumo real e ter um controle mais eficaz de seus gastos.
Manutenção regular do chuveiro e eficiência energética
A manutenção regular do chuveiro elétrico é importante para garantir um funcionamento adequado. Uma pessoa qualificada deve verificar o estado da fiação elétrica da instalação do chuveiro e realizar reparos nas conexões sempre que necessário.
Um chuveiro elétrico instalado com condutores (fios ou cabos) de bitola menor que o recomendado aquecerá menos e do que o produto foi projetado para aquecer.
Leia também: Como trocar resistência em chuveiro, duchas e torneiras elétricas?
Invista em qualidade
Por fim, vale lembrar que, quando falamos de materiais e equipamentos elétricos, como os chuveiros, adquirir um aparelho de qualidade comprovada é um investimento que visa evitar gastos futuros.
Para isso, você pode contar com as duchas e chuveiros elétricos da Enerbras. Modelos como Enerducha e Enerbanho contam com quatro opções de temperatura para um banho com muito mais conforto, segurança e economia em qualquer estação do ano. Já o Enertronic UP possui dupla camada de aquecimento e ajuste eletrônico de temperatura.
Conheça aqui nossos produtos e escolha o que melhor se enquadra para o seu dia a dia.