Interruptor Diferencial Residual (IDR): o que é e para que serve?
27/11/2023
Quando falamos em eletricidade, a segurança é a principal preocupação. Em um mundo cada vez mais dependente da energia elétrica, é essencial garantir que nossas instalações elétricas sejam seguras para proteger não apenas nossos equipamentos, mas também nossas vidas e patrimônio.
Uma peça fundamental nesse quebra-cabeça de segurança elétrica é o IDR, ou Interruptor Diferencial Residual. Neste blog post, vamos explicar para que ele serve e quais as vantagens de incluir um em sua instalação elétrica.
O que é Interruptor Diferencial Residual (IDR)?
Um IDR, abreviação de Interruptor Diferencial Residual, é um dispositivo elétrico projetado para monitorar correntes elétricas em um circuito. Sua função principal é detectar e proteger contra correntes de fuga, também conhecidas como correntes residuais.
Essas correntes de fuga podem ocorrer por diversas razões, como falhas na isolação dos condutores elétricos, contato acidental com partes energizadas ou até mesmo o uso inadequado de equipamentos elétricos.
Para que serve um IDR?
O principal propósito de um IDR é proteger vidas. Quando uma pessoa ou animal entra em contato com uma superfície ou condutor energizado, dependendo da tensão, uma corrente elétrica pode atravessar o corpo do indivíduo. O IDR é projetado para detectar essa corrente de fuga, até mesmo as muito pequenas como as de 30 mA (miliampères), e desligar o circuito elétrico imediatamente. Isso ocorre para evitar que a corrente elétrica de valor perigoso circule pelo corpo de pessoas e animais, o que poderia causar ferimentos graves ou até mesmo ser fatal.
Além da proteção contra os efeitos nocivos dos choques elétricos, o IDR também desempenha um papel importante na prevenção de incêndios. Quando há uma fuga de corrente em um circuito elétrico, ela pode gerar calor e faíscas, o que aumenta o risco de incêndio. O IDR age como um vigilante da qualidade da instalação elétrica, desligando o circuito antes que um incêndio possa se iniciar.
5 vantagens de ter um IDR no seu ambiente
Agora que sabemos o que é um IDR e para que ele serve, vamos explorar algumas das vantagens de tê-lo em seu ambiente:
1. Proteção contra efeitos nocivos proveniente de choques elétricos: como mencionado anteriormente, a principal função de um IDR é proteger contra os efeitos nocivos dos choques elétricos no corpo de pessoas e animais. Ele desliga o circuito automaticamente quando detecta uma corrente de fuga, o que pode salvar vidas.
2. Prevenção de incêndios: o IDR atua como um guardião contra incêndios, desligando o circuito antes que a fuga de corrente possa gerar calor e faíscas que poderiam iniciar um incêndio.
3. Cumprimento de normas de segurança: no Brasil, o uso do IDR é exigido pela Norma Brasileira de Instalações Elétricas NBR 5410 para a proteção de circuitos elétricos de ambientes predominantemente frios e úmidos.
Isso ocorre devido à incidência desses ambientes em acidentes que atentam contra a vida de pessoas e animais, já que a presença da água é um risco maior. Por isso, não seguir essas normas pode resultar em multas e penalidades.
4. Facilidade de detecção de falhas: ter um IDR em cada circuito facilita a identificação de problemas em uma instalação elétrica. Quando um IDR é desarmado, isso indica que há uma fuga de corrente em um circuito específico, permitindo uma localização mais rápida e precisa da falha a ser remediada.
5. Compatibilidade com disjuntores: o IDR não substitui os disjuntores, eles trabalham em conjunto para fornecer proteção abrangente. Os disjuntores protegem contra sobrecarga e curto-circuito, enquanto o IDR se concentra nas correntes de fuga.
IDR – Interruptor Diferencial Residual da ENERBRAS
A ENERBRAS é especialista quando o assunto são dispositivos de proteção elétrica como os IDRs. Com um extenso portfólio para oferecer, conte sempre com a ENERBRAS no seu sistema elétrico.
[incluir foto de pelo menos uns 3 modelos de IDR aqui. Com a corrente de sensibilidade na legenda. Tipo “IDR 30mA/40A” e assim vai ]
O IDR ENERBRAS é otimizado para os seguintes ambientes:
- Circuitos de chuveiros, torneiras e aquecedores de passagem elétricas, além de pontos de alimentação elétrica para banheira de hidromassagem.
- Circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
- Circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas ou que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.
- Circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.
Quer garantir o seu IDR da ENERBRAS? Então clique aqui!