Quadro de distribuição: o que é, para que serve e como funciona
30/07/2024
As instalações elétricas são a espinha dorsal de uma edificação, pois garantem o funcionamento de eletrodomésticos, da iluminação e diversos equipamentos essenciais no nosso dia a dia.
E é no coração desses sistemas que está o quadro de distribuição, um componente responsável por distribuir a energia elétrica de forma segura e eficiente.
Neste texto você vai entender melhor o que é um quadro de distribuição, sua finalidade, funcionamento, tipos, instalação e componentes.
O que é um quadro de distribuição e para que serve?
Um quadro de distribuição, também conhecido como painel de distribuição ou quadro elétrico, é um componente indispensável em qualquer instalação elétrica, seja residencial, comercial ou industrial.Ele serve como o ponto central onde a energia elétrica é distribuída para diferentes circuitos em uma instalação.
O quadro de distribuição abriga dispositivos de proteção, controle e monitoramento que garantem a segurança e a eficiência do fornecimento de energia elétrica.
Podemos destacar, de modo geral, quatro funções principais de um quadro de distribuição:
-
Distribuição: Enviar a energia elétrica para diferentes áreas ou equipamentos dentro de uma instalação;
-
Proteção: Abrigar dispositivos como disjuntores, DR e DPS, garantindo a proteção completa dos condutores de segurança elétrica contra efeitos de choques elétricos e dos componentes eletrônicos sensíveis, respectivamente. Outros componentes fundamentais para os quadros de distribuição são os barramentos, que fazem a distribuição segura de condutores de fase aos disjuntores e derivação de neutro e de proteção elétrica (terra).
-
Controle: Permitir a vigilância e controle dos circuitos de uma maneira centralizada, facilitando o desligamento, manutenção e a identificação de problemas em cada ponto específico;
- Monitoramento: Alguns quadros de distribuição possuem medidores e outros dispositivos que monitoram o consumo de energia e outras grandezas elétricas.
Como funciona um quadro de distribuição?
O funcionamento de um quadro de distribuição pode ser entendido através de alguns passos.
Primeiro, a energia elétrica proveniente da concessionária de energia chega ao quadro de distribuição após passar pela medição, através do circuito principal de alimentação.
Em seguida, a energia passa pelo disjuntor geral, que protege a instalação, para então ser distribuída para os diferentes circuitos por meio de disjuntores secundários. Cada um deles protege um circuito, como iluminação, tomadas e até aparelhos específicos.
A saída dos disjuntores e barramentos são conectados os condutores dos circuitos que serão mantidos, em todo seu trajeto, dentro de eletrodutos, canaletas ou eletrocalhas até serem conectados aos pontos finais de utilização.
Quais os tipos de quadros de distribuição?
Uma das formas de classificar os tipos de quadro de distribuição diz respeito às necessidades da instalação elétrica.
Nesta distinção, eles podem ser divididos em quadros de distribuição residenciais, comerciais e industriais.
Enquanto modelos residenciais e comerciais são projetados com menor capacidade de carga para atender à demanda elétrica de pequenas instalações, os modelos industriais visam suprir as necessidades de grandes instalações industriais e são construídos com materiais mais robustos e recursos mais avançados, como funções de automação e monitoramento.
Outra forma de distinguir os quadros de distribuição tem a ver com a forma que são instalados. Aqui, temos os quadros de sobrepor e os quadros de embutir.
Os quadros de sobrepor ficam sobre a parede e são usados nas instalações com infraestrutura aparente, inspirados geralmente em projetos industriais, mas também utilizados em comércios e residências quando é necessário realizar instalações aparentes com canaletas ou eletrodutos rígidos.
Já os quadros de embutir são desenvolvidos para serem embutidos nas paredes junto com os eletrodutos que ligam os circuitos.
Quais os componentes de um quadro de distribuição?
Entre os principais componentes de um quadro de distribuição, podemos citar:
- Disjuntor geral: Protege toda a instalação e os aparelhos conectados contra sobrecargas e curtos-circuitos, interrompendo o fluxo de energia quando identificado algum problema;
Disjuntores secundários: Possuem a mesma função do disjuntor geral, mas protegem os circuitos individuais, cada um protegendo uma parte específica da instalação;
-
Barramentos: São as estruturas metálicas que distribuem a energia para os disjuntores secundários e também fazem a derivação de neutro e de proteção elétrica (terra);
-
DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos): Protege a instalação contra surtos elétricos, que são alterações repentinas de tensão, causadas por raios, distúrbios ou problemas na rede. O DPS é desenvolvido para desviar os picos de energia para a terra, protegendo aparelhos eletrônicos ligados ao sistema.
-
DR (Dispositivo Diferencial Residual): O DR desempenha um papel importante na segurança, principalmente em espaços úmidos, como banheiros. Ele monitora a corrente elétrica que entra e sai. Havendo diferença entre elas, ou seja, no caso de fuga da corrente, o DR interrompe o circuito, evitando riscos de segurança à vida de pessoas, animais e incêndios;
- Medidores: Monitoram o consumo de energia e outras grandezas elétricas dos circuitos;
- Estrutura do quadro: Envolve e protege todos os componentes internos, geralmente feita de metal ou de plástico resistente.
Compreender o funcionamento do quadro de distribuição é fundamental para garantir a segurança e a eficiência das instalações elétricas, seja em residências, comércios ou indústrias.
Ainda que a instalação seja feita por profissionais qualificados, é importante também que o usuário tenha conhecimento de como o quadro atua, inclusive para identificar a necessidade de eventuais reparos e manutenções.
Conheça a Enerbras
Se você está buscando ferramentas ou materiais para instalações elétricas, conte com a Enerbras.
No catálogo da Enerbras você encontra materiais elétricos, de proteção, ferramentas utilitárias, duchas, torneiras, chuveiros, canaletas, entre outros.