Suporte & Atendimento
Precisa de ajuda?Selecione uma opção de contato
- SAC
Dúvidas e
Reclamações - Canal de
Televendas - Falar com
Representante - Quero ser
um Representante - Trabalhe Conosco
- Contato de
Exportações - Engenharia e
Construtoras - Financeiro
SAC
Dúvidas e Reclamações
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Canal de Televendas
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Falar com Representante
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Quero ser um Representante
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Trabalhe Conosco
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Contato de Exportações
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Engenharia e Construtoras
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Financeiro
Entre em contato por um de nossos canais de atendimento, nosso horário é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00.
Perguntas Frequentes
-
Posso ligar minha ducha 127V em 220V?
Não, a resistência do produto irá queimar instantaneamente.
-
Posso ligar minha ducha 220V em 127V?
Não, pois o produto funcionaria com apenas 33% da potência.
-
O produto não liga após abrir o registro.
- Verifique se o disjuntor do circuito está ligado e o estado da conexão da fiação nos terminais do disjuntor. Se a conexão estiver frouxa ou houver danos à isolação dos condutores, solicite ajuda de um profissional qualificado para a manutenção apropriada;
- Verifique se há má conexão na emenda ou no conector utilizado para ligar o produto ao circuito elétrico.
- Se o seletor estiver do produto estiver na posição “desligado”, gire o seletor para uma das potências disponíveis.
- Retire o redutor de pressão, se estiver instalado, e verifique se a pressão hidráulica é de, no mínimo, 1,0 mca.
-
A água não está esquentando o suficiente, mesmo quando a potência máxima está selecionada.
A vazão de água pode estar elevada, então feche gradativamente o registro, diminuindo a vazão de água, possibilitando assim um melhor aquecimento.
A fiação do circuito elétrico pode estar mal dimensionada, então verifique se a seção dos condutores utilizados atende às especificações do produto. Em caso de dúvida, consulte um profissional qualificado.
O valor da tensão pode estar baixo, então será necessário realizar a medição da tensão elétrica no ponto de utilização do produto com auxílio de um voltímetro – com o aparelho desligado, a tensão deve ser aproximadamente 127V ou 220V; se a tensão estiver muito abaixo desses valores e os condutores do circuito estiverem bem dimensionados, é necessário comunicar a concessionária de energia da sua localidade. Quanto maior a distância da instalação ao transformador da concessionária, maior a queda de tensão e menor a potência útil do produto.
-
O que acontece se o cabo da ducha não alcançar os cabos elétricos da minha instalação?
Os cabos das duchas Enerbras foram dimensionados para que a emenda/conector fique alojado no interior da caixa elétrica localizada a 13cm acima da conexão hidráulica do produto. Se o comprimento do cabo não é suficiente para a realização da conexão, sua caixa elétrica está muito distante do recomendado. Nesse caso será necessário realizar a emenda/conexão fora da caixa elétrica. Caso aplicável, opte por um braço de 30cm ao invés de um de 40cm.
-
O furinho na lateral da ducha é defeito?
Não. Este furinho é um dreno de segurança para condensação de água no interior do produto. Jamais tampe esse furo.
-
Posso aumentar os furos do espalhador da ducha?
Não indicamos. Os furos foram dimensionados para garantir um banho com vazão e pressão adequados ao funcionamento do produto. Qualquer alteração nos furos poderá comprometer o funcionamento do produto e fazer com que os jatos fiquem desalinhados. Verifique se é necessário fazer a limpeza do espalhador.
-
Como efetuar a limpeza do espalhador da ducha?
Indicamos utilizar uma escova com cerdas macias e bastante água. Uma esponja pode ajudar. Não recomendamos utilizar agulhas, pois podem danificá-lo permanentemente, causando desalinhamento dos jatos.
-
Posso utilizar o braço para chuveiro Enerbras em outras marcas de duchas?
Sim. O braço para chuveiro da Enerbras foi projetado para ser utilizado em qualquer chuveiro elétrico do mercado, cuja rosca de conexão seja 1/2″
-
Resistências de outras marcas podem ser montadas nas duchas Enerbras?
Não. Somente resistências originais Enerbras podem ser utilizadas nas duchas Enerbras.
-
Posso emendar uma resistência queimada?
Não indicamos. Isso pode comprometer sua segurança e a da sua instalação. Substitua a resistência queimada por outra original Enerbras e evite acidentes.
-
Como trocar a resistência?
Indicamos seguir as instruções do manual de troca da resistência que acompanha o produto.
-
Posso substituir a resistência da ducha por uma de menor potência?
Sim, porém o aquecimento será de acordo com a potência escolhida.
-
Na conexão do chuveiro, qual é fio neutro e o fase?
A ducha não é polarizada, portanto a sequência de conexão não compromete seu funcionamento. A única exigência é que o fio terra seja conectado no condutor verde, conforme identificação do produto.
-
Em que situação o redutor de pressão deve ser utilizado?
O redutor deverá ser conectado à entrada de água do produto quando a pressão da instalação for maior que 8 mca (metros de coluna de água). Pode-se tomar por base uma caixa d’água posicionada a mais de 8 metros acima do ponto de instalação do produto. Em pressões acima de 8 metros de altura ou conexão direta da rua, sem passagem por caixa d´água, o redutor sempre deverá ser utilizado. O redutor também deverá ser utilizado quando houver sistema de pressurização na residência.
-
Posso utilizar plugue e tomada na instalação de duchas e torneiras?
Não. A utilização de tomadas é proibida pelo item 9.5.2.3 da norma técnica ABNR NBR 5410. A conexão de aparelhos elétricos de aquecimento deverá ser realizada por conexão direta (emenda) ou com o emprego de conectores. Adicionalmente, o item 7.20.1 a norma técnica ABNR NBR 16305 requer ao fabricante de duchas e torneiras que no manual de instruções do produto deverá haver menção à proibição de plugues e tomadas na instalação do aparelho.
-
Como retirar o espalhador da ducha para verificação da resistência ou limpeza?
Retire o espalhador, girando-o no sentido anti-horário caso tenha dificuldade em retirar o espalhador, utilize uma luva de borracha (látex).
-
Posso colocar uma resistência 220V em uma ducha 127V? E o contrário?
- Resistência 127V em ducha 220V: Jamais, pois haverá sobrecarga no produto e na instalação, já que a corrente elétrica de uma resistência 127V é muito maior do que de uma resistência 220V. A resistência, quando energizada, queimará instantaneamente.
- Resistência 220V em ducha 127V: Funcionamento normal. NÃO APLICÁVEL EM DUCHAS ELETRÔNICAS (pois a placa não funcionará adequadamente e poderá ser danificada).
-
As resistências Enerbras são compatíveis entre si?
Em algumas versões a resistência é a mesma, basta verificar o modelo aplicável descrito na embalagem.
-
Meu chuveiro elétrico tem três temperaturas, mas só funciona em uma delas, o que pode ser?
Uma parte da resistência do chuveiro pode estar queimada. É recomendado avaliar o estado da resistência e realizar sua substituição.
-
Já li que mesmo nos eletrônicos o ideal seria ligar o chuveiro com o seletor de temperatura no mais frio/desligado e depois que estiver passando água aumentar gradualmente até a temperatura quente porque isso diminuiria o "desgaste" dos contatos da resistência com o chuveiro (ao não dar um "pico" de energia), aumentando a durabilidade. É verdade isso?
Verdade. Isso se aplica para os chuveiros com controle eletrônico de potência. A situação ótima é abrir o registro de água enquanto o controle eletrônico estiver desligado e desligar esse mesmo controle antes de fechar o registro de água. Isso reduzirá o arco elétrico dos contatos do mecanismo durante o acionamento e desacionamento, preservando a vida dos componentes elétricos do chuveiro. Essa prática não está relacionada com a vida da resistência.
-
Quando abro meu chuveirinho, ainda sai água da ducha, tem como resolver?
Para que a água pare de sair pela ducha e saia somente pelo chuveirinho, deve-se reduzir a vazão de água, fechando o registro até encontrar o ponto ideal de utilização.
-
Meu chuveiro mesmo na temperatura morna fica muito quente, o que pode ser?
Uma parte da resistência do chuveiro pode estar queimada. É recomendado avaliar o estado da resistência e realizar sua substituição.
-
Troquei a resistência do meu chuveiro e ele esquenta menos, o que será que aconteceu?
- A potência da resistência trocada é a mesma da que estava no chuveiro? Se a potência da resistência trocada for menor, o chuveiro vai esquentar menos.
- Após a troca da resistência, pode ser que a câmara de aquecimento (copo roscado) não tenha sido bem montada. Sugere-se refazer a montagem dessa peça, roscando-a até o final do seu curso.
-
Posso instalar chuveiro elétrico em encanamentos abastecidos com água da rua (ao invés da caixa dagua)?
Sim, basta utilizar o redutor de pressão, que acompanha o produto, na entrada de água.
-
Qual a diferença entre disjuntor, IDR E DPS?
O disjuntor protege instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Já o IDR de alta sensibilidade (30 mA) protege a vida de pessoas e animais durante a ocorrência de um choque elétrico e o IDR de baixa sensibilidade (300 mA) protege patrimônios contra incêndios originados de falhas na instalação elétrica. E o DPS desvia, para a malha de aterramento, a corrente elétrica gerada por surtos de tensão, como: descargas atmosféricas indiretas, chaveamento de circuitos ou operações de manobra nos transformadores da concessionária de energia elétrica local.
-
O disjuntor está desarmando constantemente. Posso substitui-lo por um de valor maior?
Não. Antes de tudo é necessário verificar o que está acontecendo para causar o desarme, pois, algum equipamento pode estar em curto circuito ou causando sobrecarga. Cada seção (bitola) de cabo deve ser protegido por um disjuntor de corrente nominal equivalente. Se o disjuntor for substituído por um de valor maior, os condutores serão sobrecarregados e aquecerão muito, podendo causar acidentes e até mesmo incêndios.
-
Posso utilizar um Disjuntor Bipolar ou Tripolar para interromper somente uma fase (circuito monofásico) ou o Tripolar para interromper somente duas fases (circuito bifásico)?
Sim, cada polo do disjuntor possui disparadores térmico e magnético, garantindo proteção do condutor.
-
Posso utilizar um IDR Tetrapolar para interromper somente três condutores?
Sim, desde que o Neutro (quando houver) seja conectado no polo identificado com N. As fases deverão ser ligadas aos polos 5/6 e 3/4, deixando de fora o polo 1/2, caso contrário o botão de teste não funcionará.
-
Posso utilizar um IDR Tetrapolar para interromper somente dois condutores?
Sim, desde que o Neutro (quando houver) seja conectado no polo identificado com N. A Fase deverá ser ligada ao polo 5/6, caso contrário o botão de teste não funcionará
-
Disjuntor protege equipamentos eletrônicos?
Não. A função do disjuntor é a proteção dos condutores. A proteção dos equipamentos eletrônicos é função do DPS.
-
Por que os Disjuntores Enerbras acima de 63A não tem certificação INMETRO?
Porque a Portaria 129/2022 do INMETRO exige certificação compulsória para disjuntores de até 63A. Mesmo não sendo contemplados pela Portaria, os disjuntores maiores que 63A atendem aos mesmos requisitos de qualidade e segurança dos produtos certificados.
-
Qual a diferença entre um IDR de 30mA e 300mA?
IDR com corrente de sensibilidade de 30mA é recomendado para a proteção de pessoas e animais, pois é considerado de alta sensibilidade. Os IDRS com corrente de sensibilidade de 300mA (baixa sensibilidade) são recomendados para proteção de edificações, contra princípios de incêndio causados por falha elétrica.
-
O IDR do meu quadro desarma quando acontece uma descarga atmosférica. O que pode estar acontecendo?
Deve existir DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) instalado a jusante (após) de seu IDR. Reposicione os DPS a montante (antes) do IDR.
-
É possível colocar um Disjuntor NEMA dentro do quadro da Enerbras?
Não. Os quadros de distribuição da Enerbras abrigam somente dispositivos para trilho DIN.
-
É possível utilizar o barramento tipo pente para os disjuntores acima de 63A?
Os barramentos da Enerbras só permitem a conexão de disjuntores com largura de 18mm. Para os produtos Enerbras, é possível a instalação de disjuntores de até 70A. Essa questão pode mudar de marca para marca.
-
Como instalar um IDR?
A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual a do disjuntor; O disjuntor deverá ficar à montante (antes) do IDR; Todos os condutores do circuito, inclusive o Neutro, deverão passar pelo IDR. O condutor Neutro deverá ser sempre ligado no polo identificado com a letra N. Lembrando que IDR não é disjuntor, portanto, o IDR requer a proteção termomagnética do disjuntor em série no circuito.
-
Os barramentos da Enerbras suportam 80A?
Sim, no entanto, quanto maior a corrente, maior a elevação de temperatura do barramento. A marcação do produto para referência é:
In = 63A (∆t: 25ºC) In = 80A (∆t: 40ºC)
Isso quer dizer que a elevação de temperatura do barramento quando circulado com uma corrente de 63A é de 25ºC, enquanto a elevação sobe para 40ºC quando a corrente é elevada a 80A.
-
Qual a diferença entre interruptor simples, paralelo, intermediário e bipolar?
O Interruptor simples comanda uma carga através da manobra de Liga/Desliga de uma única tecla. Já o Interruptor paralelo permite o comando de uma carga através da manobra Liga/Desliga de duas teclas distintas, onde uma alterna o estado da outra. O Interruptor intermediário pode ser instalado entre dois interruptores paralelos (quantos forem necessários), possibilitando mais opções de comando para uma carga. E o Interruptor bipolar: manobram cargas alimentadas por duas fases. Exemplo: Luminárias 220V Fase-Fase.
-
As tomadas Enerbras podem ser ligadas em 127V ou 220V?
Sim. Todas as tomadas da Enerbras podem ser ligadas a circuitos 127V e 220V, pois sua tensão nominal é de 250V
-
Os interruptores Enerbras podem ser ligados em 127V ou 220V?
Sim.Todos os interruptores da Enerbras podem ser ligados a circuitos 127V e 220V pois sua tensão nominal é de 250V
-
As tomadas duplas da Enerbras são interligadas?
Não são interligadas. É necessário fazer a conexão dos polos (jumper).
-
Qual a potência máxima suportada por um Dimmer?
Você pode conferir a potência máxima suportada no próprio produto – ela está gravada nele. – 250W para 127V – 500W para 220V
-
As placas brancas amarelam?
Todo material plástico sofre degradação em função da exposição a raios ultravioletas. A qualidade dos polímeros, do processo de fabricação e a adição de agentes químicos anti-UV utilizados pela Enerbras podem retardar a degradação, mas nunca combatê-la. A exposição direta a raios solares e a lâmpadas fluorescentes pode acelerar a degradação da cor.
-
Quantas lâmpadas posso ligar em um interruptor Enerbras?
A Enerbras fabrica interruptores de 10A e 25A. Para interruptores de 10A: a soma da potência das lâmpadas não deverá superar 1270W em 127V ou 2200W em 220V. Para interruptores de 25A: a soma da potência das lâmpadas não deverá superar 3175W em 127V ou 5500W em 220V;
-
As tomadas para 127V ou 220V são diferentes?
Não. Todas as tomadas podem ser utilizadas tanto em 127V, como em 220V. A Enerbras oferece tomadas na cor vermelha para possibilitar a identificação de tensões diferentes.
-
Posso instalar mecanismos de outras marcas na caixa padrão linha E?
Não indicamos. A caixa padrão Linha E foi projetada exclusivamente para mecanismos da Enerbras.
-
O Dimmer da Enerbras atende lâmpadas de LED?
A Enerbras oferece um dimmer específico para lâmpadas LED dimerizáveis: o dimmer bivolt.
-
Posso utilizar sensor de presença como sensor de alarme?
Não indicamos pois o sensor de presença possui relé temporizador.
-
Posso utilizar sensor de presença em ambiente externo?
Não. Poderá ocorrer acionamento indesejado. Os sensores de presença da Enerbras são recomendados para ambientes internos.
-
Quantas lâmpadas podem ser ligadas em um sensor de presença Enerbras?
– Incandescentes comuns e halógenas dicróicas: 800W / 127V e 1200W / 220V – Fluorescentes compactas: 200W / 127V e 300W / 220V – Fluorescentes com reator: 200W / 127V e 300W / 200V – LED: 100W / 127V e 150W / 220V
-
Qual a potência máxima que posso conectar em um adaptador três saídas?
As potências máximas são: 1270W em 127V ou 2200W em 220V
-
O que são as paredes plásticas na saída do fio na parte interna do plugue 003 e da tomada móvel 049?
As paredes são parte do sistema de ancoragem dos plugues e tomadas móveis. Os condutores devem contornar essas paredes. Sua função é proteger o condutor de esforços de tração entre cabo e plugue.
-
Por que o plugue de 20A não entra na tomada de 10A?
Segundo o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, deve ser impossível inserir um plugue de 20A em uma tomada de 10A para não sobrecarregá-la.
-
Posso ligar um plugue 10A em uma tomada 20A e vice-versa?
Sim.
-
Qual a diferença entre plugues 10A e 20A?
O diâmetro dos pinos: 10A – 4,0mm; 20A – 4,8mm
-
Qual a potência máxima da lâmpada para o porta lâmpadas Enerbras?
A informação está gravada no corpo dos produtos. Os porta lâmpadas cerâmicos 014-EBN e 015-EBN suportam todas as potências de lâmpada E-27. Os porta lâmpadas plásticos 035-EN e 036-EN suportam lâmpadas E-27 de até 200W, enquanto o porta lâmpada com rabicho 030-EN suporta lâmpadas de até 100W.
-
Em qual contato dos porta lâmpadas devo ligar o condutor Neutro?
O condutor Neutro deve ser sempre conectado à rosca metálica do porta lâmpada, enquanto a fase será ligada ao contato central.
-
Os porta lâmpadas possuem certificação INMETRO?
Não. Pois, não há portaria do INMETRO para a certificação compulsória desse tipo de produto. No entanto, os porta lâmpadas foram projetados, produzidos e testados de acordo com as normas técnicas aplicáveis.
-
Qual a ferramenta necessária para instalar os Keystones Enerbras?
É a ferramenta de inserção tipo PUNCH DOWN, que pode ser encontrada na maioria das lojas de materiais elétricos para instalação.
-
Posso utilizar uma lâmina para instalação dos Keystones?
Não recomendamos pois pode danificar os contatos.
-
Qual a diferença entre RJ11 e RJ45?
O RJ11 é utilizado para telefonia e suporta de uma a duas linhas (par trançado) telefônicas. E o RJ45 é utilizado para rede de dados e é conectado com até 04 pares trançados.
-
Qual a diferença entre CAT5 E CAT6?
A diferença é a velocidade da rede. – CAT 5: 100Mbps a 1Gbps – CAT6: acima de 1Gbps
-
Qual é o fio recomendado para RJ11?
Recomendamos o cabo telefônico par, trançado com diâmetro do condutor de 22 a 26 AWG (0,40 a 0,65mm).
-
Os Keystones tem certificação INMETRO?
Não, porque não existe portaria do INMETRO para a certificação desse tipo de produto. No entanto, os keystones foram projetados, produzidos e testados de acordo com as normas técnicas aplicáveis.
-
Qual é o fio recomendado para RJ45?
Recomendamos o cabo UTP (cabo de rede), CAT 5 ou CAT 6 com diâmetro do condutor de 22 a 26 AWG (0,40 a 0,65mm).
-
Posso utilizar acessórios de outras marcas nas Canaletas Enerbras?
Sim, desde que sejam específicos para as dimensões das canaletas da Enerbras.
-
Qual a diferença entre canaleta aberta e semiaberta?
A diferença é o tipo do recorte lateral da canaleta.
-
As canaletas Enerbras têm certificação INMETRO?
Não possuem pois não existe portaria do INMETRO para a certificação desse tipo de produto. No entanto, as canaletas foram projetadas, produzidas e testadas de acordo com as normas técnicas aplicáveis.
-
A caixa de embutir em alvenaria da Enerbras permite instalação de mecanismos de outras marcas?
Sim. A caixa de embutir em alvenaria permite a instalação de mecanismos de todas as marcas, pois tem as dimensões da norma ABNT NBR 5431
-
As fitas isolantes da Enerbras têm certificação INMETRO?
Não. Pois, não existe portaria do INMETRO para a certificação desse tipo de produto. No entanto, as fitas isolantes da Enerbras são produzidas e testadas de acordo com as normas técnicas aplicáveis.
-
Posso utilizar a fita de auto fusão como fita isolante?
Sim, porém, a emenda precisará de uma camada de proteção de fita isolante para a proteção contra intempéries.
-
Posso utilizar a fita de auto fusão para vedações?
Sim. A fita de auto fusão é uma fita de borracha que pode solucionar diversos problemas de vedação.
SAC On-line
Clique e entre em contato com gente pelo WhatsApp. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
SAC On-line