Dicas

5 dicas para reduzir custos de energia no verão.

05/02/2024

Saiba como economizar energia durante os dias mais quentes do ano com estas dicas.

No verão, além das altas temperaturas, a demanda por energia também é maior, o que pode resultar em custos elevados para empresas e residências. No entanto, adotar práticas eficientes e conscientes pode ser a chave para reduzir significativamente os gastos com energia durante os dias mais quentes. 

Hoje, vamos explorar 5 estratégias inteligentes que vão te ajudar a manter a conta de energia sob controle, sem comprometer o conforto ou a produtividade. Vamos lá?

1. Iluminação sustentável

A iluminação representa uma parcela significativa no consumo de energia. Opte por lâmpadas LED de baixo consumo, que são mais eficientes e duradouras, além de produzirem menos calor do que as incandescentes. 

Além disso, você pode utilizar técnicas de design de interiores utilizando cores claras nas paredes para refletir a luz, aproveitando ao máximo a luz natural durante o dia.

2. Uso inteligente de equipamentos eletrônicos

Equipamentos eletrônicos, como computadores, e eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa, secadoras e lava-louças, geram calor adicional e consomem muita energia. Por isso, lembre-se de desligar esses dispositivos quando não estiverem em uso.

Considere, também, investir em equipamentos com certificação de eficiência energética. Assim, além de economizar energia, você também contribui para o meio ambiente. 

Chuveiro elétrico ou a gás? Clique aqui e entenda a diferença!

3. Aproveite a ventilação natural

Aproveitar a ventilação natural pode ser uma maneira eficaz de manter sua casa fresca e confortável sem depender exclusivamente de sistemas de refrigeração artificial, como o ar-condicionado. Para isso, em dias de calor excessivo, mantenha as janelas e portas abertas para que o ar circule pelos cômodos. Você pode utilizar ventiladores para potencializar a entrada de ar no ambiente.

Se possível, considere investir em painéis solares. Uma opção sustentável e eficaz para reduzir os custos de energia e de dependência da rede elétrica. Avalie a viabilidade dessa solução para a sua localidade e necessidades específicas.

Quer saber como deixar a casa mais fresca no verão? Clique aqui!

4. Manutenção em dia

Investir em sistemas de climatização eficientes e realizar a manutenção regular são passos cruciais para otimizar o consumo de energia. Além disso, antes de ligar seus equipamentos de refrigeração, certifique-se de que as portas e janelas estejam bem isoladas para evitar a fuga de ar condicionado e a entrada de calor externo.

Lembre-se, também, de programar seus aparelhos de refrigeração para desligarem automaticamente quando não estiverem em uso. Além disso, considere o uso de termostatos inteligentes, que ajustam a temperatura de acordo com a presença e as preferências, garantindo um ambiente agradável e sem desperdício de energia.

Como identificar que a parte elétrica da sua casa ou escritório não está saudável? Clique aqui para ler!

5. Incentive hábitos conscientes

Seja na sua casa ou empresa, compartilhe informações sobre práticas conscientes de uso de energia, como apagar luzes ao sair de uma sala, desligar equipamentos não essenciais e manter as portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver em funcionamento.

Além de garantir que todos estejam contribuindo para a economia de energia, você também gera uma contribuição positiva para o meio ambiente. 

Curtiu esse conteúdo? 

A Enerbras incentiva a busca por soluções inteligentes que beneficiem tanto a empresa quanto o meio ambiente. Se você quer ficar por dentro de mais dicas, soluções e novidades do setor elétrico/eletrônico mundial, siga-nos nas redes sociais e acompanhe nosso blog.

E para conferir o catálogo completo dos produtos Enerbras, acesse nosso site!

Leia também

Instalações

Canaletas elétricas: mais segurança para crianças e bebês

Saiba como manter os pequenos protegidos dos perigos da eletricidade. Fios elétricos desprotegidos representam um perigo... Mais
Institucional

Enerbras conquista a certificação ISO 9001:2015

Um marco que destaca o nosso compromisso com a qualidade e a excelência. É com grande orgulho que anunciamos que a... Mais
Produtos

Lançamento: conheça o Kit Enerbanho da Enerbras!

Saiba tudo sobre o lançamento que promete transformar o seu banheiro. A hora do banho é um momento que merece toda a... Mais
Dicas

5 ferramentas essenciais para eletricistas

Seja você um profissional, amante ou curioso pela área da eletricidade, sabe que investir em ferramentas de qualidade não... Mais
Iluminação

Lançamento: conheça a nova linha Dubai Matte

A mais nova linha da Enerbras, Dubai Matte, foi inspirada no ultramodernismo e elegância de Dubai. Agora, disponível em 4 cores... Mais
Dicas

Chuveiro elétrico ou a gás: economia de água e energia limpa

Chuveiro elétrico e seu impacto sustentável No Brasil, o chuveiro elétrico é uma escolha popular para muitas residências... Mais
Institucional

ENERBRAS RECEBE O PRÊMIO DE MELHOR FORNECEDOR DE MATERIAIS ELÉTRICOS/ELETRÔNICOS – DUCHAS E MATERIAIS ELÉTRICOS PELO IMEC

No dia 22 de junho, a Enerbras foi homenageada pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil (IMEC). A empresa recebeu o prêmio de... Mais
Dicas

5 dicas para reduzir custos de energia no verão.

Saiba como economizar energia durante os dias mais quentes do ano com estas dicas. No verão, além das altas... Mais