Instalações

Aprenda a instalar chuveiro elétrico com segurança

16/08/2023

Atenção: A voltagem do chuveiro escolhido deve ser a mesma que a do local de instalação (127V ou 220V).

Materiais necessários para a instalação, além do chuveiro:

– Cano para chuveiro;
– Conector compatível com a fiação da instalação e do chuveiro;
– Fita veda rosca;
– Chave de teste;
– Placa com furo central para o acabamento;
– Alicate universal;
– Chave de fenda;
– Escada. Atenção: Evite utilizar cadeiras, nunca suba no vaso sanitário e não se apoie no box – isso pode causar acidente doméstico.

Materiais em mãos, vamos para o passo a passo:
1º – Desligue a chave geral e teste os condutoresDesligue o disjuntor geral da energia elétrica e verifique com a chave de teste se não há corrente elétrica.

 2º – Verifique a pressão da águaLigue o registro do chuveiro para verificar a pressão da água e para sair a sujeira do cano, se houver.

Caso a água saia com muita pressão, instale o redutor que acompanha o chuveiro – se não, pode retirá-lo.

3º – Prepare o chuveiroEnrole a fita veda rosca no cano (braço do chuveiro), aplique no sentido horário, aproximadamente 10 voltas, e encaixe-o na parede.

Da mesma forma, aplique a fita no chuveiro e encaixe-o no cano. Na sequência, ligue a mangueira do chuveirinho.Abra o registro para encher o reservatório do chuveiro com água.Atenção: Isso deve ser realizado sempre que um chuveiro for instalado ou na troca da resistência, caso contrário, ela queimará.

4º – Ligação ElétricaCom o disjuntor ainda desligado, conecte os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica.

Desencape os fios condutores com um alicate e conecte os fios no borne, certifique-se de que os fios estão bem presos. Os cabos de fase e neutro não possuem restrição, apenas o cabo de aterramento, que é o cabo verde ou amarelo do chuveiro.

5º – Realize o acabamentoOrganize os condutores e o conector dentro da caixa, coloque a tampa no lugar e finalize o acabamento com o módulo.

6º – Faça o testeChegou a hora de testar! Ligue o disjuntor geral da energia elétrica e verifique se todas as temperaturas estão esquentando como deveriam.

Pronto! Agora é só aproveitar banhos quentinhos no inverno. Gostou do passo a passo? Assista o vídeo completo dessa instalação:

https://youtube.com/watch?v=IW0M3d62rTI

Leia também

Institucional

ENERBRAS RECEBE O PRÊMIO DE MELHOR FORNECEDOR DE MATERIAIS ELÉTRICOS/ELETRÔNICOS – DUCHAS E MATERIAIS ELÉTRICOS PELO IMEC

No dia 22 de junho, a Enerbras foi homenageada pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil (IMEC). A empresa recebeu o prêmio de... Mais
Institucional

Mascote Ernesto: o novo momento da marca Enerbras

A Enerbras sempre busca inovar em sua forma de trabalhar e a sua mais recente ação baseada nesse propósito é o... Mais
Institucional

Expoferretera: inovação e destaque no setor de ferramentas e eletricidade 

A Enerbras marcou presença na mais recente Expoferretera A Expoferretera é um dos eventos mais aguardados do setor de... Mais
Decoração da sala, espaço para seu toque de mestre
Dicas

Decoração da sala, espaço para seu toque de mestre

Claro que a casa toda merece atenção. Mas a decoração da sala é especialmente importante. Decorar é algo muito especial,... Mais
Instalações

Aprenda a instalar chuveiro elétrico com segurança

Atenção: A voltagem do chuveiro escolhido deve ser a mesma que a do local de instalação (127V ou 220V). Materiais... Mais