Caixas de passagem, saiba mais sobre elas.
14/10/2022
Para garantir o bom funcionamento e a segurança de um imóvel é fundamental estar atento e planejar bem todas as etapas que envolvem a instalação elétrica. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre uma grande aliada nesse processo: a caixa de passagem. Quer saber qual é a importância dela nas instalações elétricas? Confira a seguir:
O que é caixa de passagem?
Utilizada na instalação da rede elétrica, esse é o equipamento que garante que os fios e cabos elétricos passem, servindo para o encontro entre as fiações que sejam independentes e ligando-as aos interruptores e tomadas. Dessa maneira, esse equipamento possibilita que o alcance da instalação seja expandido.
Caso seja preciso alterar a direção dos fios e cabos durante uma reforma, elas garantem essa organização. Além disso, elas também trazem segurança, evitando incêndios ou possíveis acidentes provocados por choques.
Para que serve?
Essa caixa é destinada para fios elétricos e cabos pode ser utilizada para as seguintes funções:
– Auxiliar na junção e distribuição de cabos e/ou fios.
– Garantir a alteração no direcionamento de cabos e fios.
– Ligar os fios às tomadas ou aos interruptores.
– Otimizar e facilitar a manutenção dos fios.
– Possibilitar as emendas de fios.
Tipos de caixa de passagem
Com relação à forma de instalação, atualmente, existem cinco modelos de caixa de passagem elétrica. Entre eles, você encontra as seguintes opções:
– Para embutir na parede: como o próprio nome já diz, essa caixa fica embutida na parede, sendo ideal para a instalação dos interruptores e das tomadas.
– Para embutir no teto: já a caixa que fica embutida no teto é recomendada para a instalação de ventiladores de teto e de iluminação.
– Com espelho: também instalada dentro da parede, essa caixa deve ser utilizada na passagem dos fios condutores.
– Parafusada na porta: ideal para a utilização nos pontos de derivação e emenda dos fios e também na separação das tubulações elétricas, esse modelo pode ser instalado no piso.
– Para sobrepor: diferentemente das outras, essa opção não fica embutida. Por isso, ela é mais utilizada nos casos em que a caixa só é instalada após a edificação finalizada, como nos casos em que há algum problema e que existe a necessidade de refazer a estrutura elétrica do local.
Quando usar
As caixas de passagem devem ser colocadas nos seguintes locais:
– Pontos que tenham emendas ou derivações dos condutores.
– Pontos em que é necessário segmentar as tubulações.
– Pontos de entrada ou de saída dos condutores.
Conheça as caixas de passagem Enerbras
A Enerbras conta com caixas de passagem produzidas com materiais de qualidade, que garantem mais praticidade e segurança para a sua obra.
Clique aqui e confira.Além disso, no site da Enerbras você conta com diversos materiais elétricos, canaletas, duchas e torneiras, equipamentos de proteção elétrica e ferramentas e utilidades.
Conheça e tenha em mãos produtos de qualidade para todos os seus projetos.
GOSTOU DESSAS INFORMAÇÕES?
Agora que você já sabe tudo sobre as funções da caixa fica muito mais simples de realizar os serviços elétricos na sua residência ou no seu trabalho.Para não perder nenhuma dica, fique sempre de olho aqui em nosso blog e nas nossas redes sociais.