Retrofit elétrico nas empresas: o que é e por que fazer
02/09/2024
Com a chegada de aparelhos eletroeletrônicos mais potentes e as novas demandas do mercado, torna-se necessário readequar as instalações elétricas em muitas empresas. Nesse contexto, o retrofit elétrico torna-se fundamental, pois atualiza e moderniza o sistema.
Esse procedimento – uma reforma na área elétrica – garante segurança e facilita a adaptação das organizações às demandas atuais e futuras. Na prática, o retrofit aumenta a eficiência energética e promove um consumo mais racional e econômico de energia.
Como funciona o retrofit elétrico?
Cabos e componentes em estado de decomposição, disjuntores que começam a desarmar, aparelhos queimados e aumento da fatura de energia elétrica são alguns sinais de que é preciso fazer um retrofit elétrico. Para isso, no entanto, é necessário seguir algumas etapas:
- Avaliação inicial: inspeção completa do sistema elétrico existente para identificar falhas e áreas que precisam de melhorias.
- Planejamento: desenvolvimento de um plano detalhado que inclui a lista de atualizações necessárias, cronograma e orçamento.
- Projeto: elaboração de projetos elétricos que especifiquem os componentes e as tecnologias utilizadas.
- Aprovação: envolve as permissões necessárias de autoridades reguladoras e stakeholders.
- Implementação: execução das atualizações conforme o plano, incluindo a substituição de componentes, cabeamento e instalação de novos equipamentos.
- Testes finais: avaliações para garantir que o sistema implementado funcione corretamente e atenda aos requisitos de desempenho e segurança.
Várias tecnologias e novos componentes podem ser integrados durante a modernização elétrica. São eles:
- Iluminação LED;
- Sistemas de automação e controle;
- Fontes de energia renovável;
- Sensores e dispositivos para monitoramento em tempo real, entre outros.
Importante: nem sempre é necessário interromper completamente as operações da empresa ao fazer o retrofit, uma vez que essa definição vai depender do escopo do projeto e da natureza das operações. Além disso, a duração do procedimento varia conforme a complexidade e o tamanho da instalação.
Leia também: Reforma elétrica no escritório: 10 sinais de que chegou a hora de fazer
Tipos de reformas elétricas
As empresas podem ter que passar por retrofit total ou parcial. Isso vai depender dos seguintes fatores:
- Uma reforma total do sistema elétrico costuma ser feita quando a instalação atual não comporta mais as demandas e o consumo de energia do negócio. Dessa forma, são substituídos todos os cabos, as caixas e os dispositivos de proteção.
- O retrofit parcial, por outro lado, é utilizado em situações nas quais as empresas atendem às exigências elétricas. É feita somente a substituição das chaves e dos componentes que estão inseguros e podem comprometer as atividades.
Independentemente do tipo de retrofit elétrico que será feito na sua empresa, é fundamental contar com um engenheiro eletricista para evitar que a reforma comprometa a estrutura e a integridade da edificação.
Os benefícios do retrofit elétrico para empresas
- Eficiência energética
A atualização de sistemas elétricos antigos ou inoperantes reduz o consumo e, consequentemente, as contas de energia elétrica nas empresas.
- Segurança
Instalações elétricas em conformidade com as normas e regulamentações atuais evitam multas e problemas legais. Outro ponto importante é que o retrofit elétrico oferece mais tranquilidade e segurança no ambiente corporativo.
- Confiabilidade
Os sistemas elétricos modernos são mais confiáveis e menos propensos a falhas, o que resulta em maior eficiência operacional, melhor desempenho e aumento da produtividade.
- Sustentabilidade
Com o uso de tecnologias mais eficientes e a possibilidade de integrar fontes de energia renováveis, a empresa reduz a emissão de carbono e é capaz de alcançar metas de sustentabilidade.
- Custo-benefício
Embora o investimento inicial possa ser significativo, as vantagens a longo prazo em termos de economia de energia, manutenção reduzida e maior produtividade podem resultar em um rápido retorno sobre o investimento.
- Expansão
Com um sistema atualizado, é mais fácil integrar novas tecnologias, como automação industrial e Internet das Coisas (IoT), para melhorar ainda mais a produtividade.
Conclusão
Optar por um retrofit elétrico é uma decisão estratégica que proporciona um retorno sobre o investimento, melhora a competitividade da empresa e contribui para um futuro mais sustentável.
Com o apoio de produtos confiáveis como os da Enerbras e aproveitando os incentivos governamentais (como subsídios, créditos fiscais e programas de financiamento com juros baixos), as empresas podem transformar seus sistemas elétricos e se preparar para novos desafios e oportunidades no mercado.
Saiba mais: A Enerbras é completa para você e seus projetos