Como trocar resistência em chuveiro, duchas e torneiras elétricas?
06/05/2024
Quem nunca teve aquele momento de tensão ao perceber que o chuveiro parou de esquentar a água no meio do banho?
Na maioria das vezes, o causador do problema é a resistência, componente essencial para o aquecimento da água nesses tipos de aparelhos. Isso costuma ocorrer em decorrência do tempo de uso e do seu eventual desgaste, mau funcionamento ou instalação inadequada, o que pode demandar a necessidade de troca.
Saber como trocar uma resistência da forma correta e segura pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de evitar problemas como choques elétricos e danos aos equipamentos. Para não transformar a hora do banho ou aquele simples momento de lavar a louça num enorme desafio, preparamos um guia prático com dicas sobre como trocar resistência em chuveiros, duchas e torneiras eletrônicas.
Passo a passo para trocar uma resistência
1. Desligue o disjuntor
Para realizar a troca sem acidentes com choque elétrico, o primeiro passo é desligar o disjuntor correspondente ao equipamento..Tenha sempre certeza de que o aparelho que você irá mexer foi desconectado da energia.
2. Posicione o seletor na temperatura frio ou desligado.
Além de desligar o disjuntor, é necessário certificar se o seletor de temperatura está desligado ou na opção ‘frio’.
3. Acesse a resistência
Na maioria dos equipamentos a resistência estará dentro de um compartimento, que precisará ser removido para ter acesso à ela. Em chuveiros elétricos, como exemplo o modelo Enerbanho da Enerbras, retire o espalhador, girando-o no sentido anti-horário. Retire a câmara de aquecimento, girando-a no sentido anti-horário.
4. Troque a resistência
No modelo Enerbanho, remova a resistência avariada puxando-a pelo suporte central, pois os modelos de chuveiros e duchas elétricas da marca Enerbras possuem o sistema de resistência troca fácil, montada em um suporte simples e prático. Posteriormente Posicione a nova resistência segurando-a pelo suporte central. Instale a câmara de aquecimento, girando-a no sentido horário, Instale o espalhador girando-o no sentido horário. É muito importante – ainda com o seletor de temperatura na posição “FRIO/Desligado”- deixar passar água pelo chuveiro por 1 minuto.
Já em duchas e torneiras elétricas em geral disponíveis no mercado, é preciso retirar todos o acabamento externo e talvez seja necessário um alicate para desconectar os fios que estão ligados à resistência. Depois basta conectar os fios à nova resistência, verificar se eles estão bem fixados, recolocar a parte externa da ducha ou torneira, e checar se todos os parafusos estão bem apertados.
5. Religue o disjuntor
Certifique-se de que tenha concluído o reparo e que nenhuma peça tenha ficado de fora. Acione o disjuntor do circuito em chuveiro e posicione o seletor na temperatura de sua preferência e bom banho!
Tome cuidado na escolha dos materiais
Trocar a resistência de chuveiros, duchas e torneiras elétricas pode parecer um desafio. Mas com as informações corretas e produtor certificados, e seguindo o passo a passo do manual se torna um procedimento muito simples. Qualquer dúvida, recorra a um profissional qualificado para lhe auxiliar.
Além disso, um dos cuidados básicos é sempre escolher materiais elétricos de qualidade que atendam todas as normas e exigências técnicas, como os produtos da Enerbras. São mais de 2.000 mil produtos com soluções disponíveis em materiais elétricos, chuveiros, canaletas, disjuntores e muito mais.
Para conhecer melhor quais atendem as necessidades do seu projeto, temos milhares de representantes espalhados em todo o Brasil. Entre em contato conosco e desfrute de toda a excelência e qualidade dos produtos da Enerbras.