Instalações

Reforma elétrica em condomínios: principais desafios e como enfrentá-los? 

13/05/2024

Ao contrário de imóveis residenciais, a instalação elétrica de um condomínio é bem mais complexa. Isso porque existe a necessidade de atender um ambiente que é compartilhado por várias famílias ou empresas ao mesmo tempo. 

Quando essa infraestrutura começa a dar sinais de desgastes, como falhas técnicas, tomadas com defeitos, luzes piscando, entre outros problemas, é hora de acender o alerta. Já não dá para improvisar em redes elétricas de uma casa, imagine em um prédio. 

Embora essa tarefa seja desafiadora, a reforma elétrica em condomínios não pode ser negligenciada, pois é essencial para garantir a saúde elétrica dos imóveis e a segurança dos moradores. 

Diferenças entre rede residencial e predial 

A instalação de uma casa é mais simples e tem uma única unidade consumidora. Já em um prédio são várias unidades consumidoras, o que exige uma estrutura mais elaborada e uma distribuição mais robusta. 

O projeto de uma rede residencial demanda poucos pontos de luz, tomadas e equipamentos, o que faz com que a sua execução seja mais simples. 

Por outro lado, dentro de um condomínio, as necessidades vão além das salas comerciais e/ou apartamentos. Isso porque o projeto deve prever a iluminação das áreas comuns, sistema de segurança, elevadores, piscina, entre outras. 

Outra diferença significativa entre as duas redes de energia está na manutenção. Enquanto na rede residencial é responsabilidade do morador cuidar da sua instalação elétrica interna, na rede predial há a necessidade de um cuidado coletivo. Dessa forma, síndicos e administradores devem garantir que toda a estrutura esteja em perfeitas condições de funcionamento. 

Como identificar sinais de problema na rede elétrica predial? 

Um dos sinais mais evidentes é a constante queda de disjuntores e fusíveis, indicando sobrecarga ou problemas na fiação. Além disso, a presença de fios expostos, interruptores e tomadas quentes ao toque ou a ocorrência frequente de curtos-circuitos são sinais claros de que a infraestrutura elétrica precisa ser revisada e atualizada.

Outro sinal de alerta é a presença de lâmpadas piscando ou com brilho fraco, o que pode indicar problemas na voltagem da rede elétrica. Equipamentos elétricos queimados ou apresentando mau funcionamento com frequência também são indícios de problemas elétricos. 

Esses sinais não devem ser ignorados, pois podem indicar problemas graves que, se não forem corrigidos, podem resultar em incêndios ou choques elétricos. 

Além disso, uma situação que indica a necessidade de uma reforma elétrica em condomínios é a presença de instalações antigas, com mais de 20 anos e que não estejam atualizadas conforme as normas de segurança e eficiência atuais. Nestes casos, a atualização da infraestrutura elétrica é importante para garantir a segurança e a conformidade com as regulamentações vigentes. 

Quais os desafios de uma reforma elétrica em condomínios e como enfrentá-los? 

Por ser mais complexa, a reforma elétrica possui desafios únicos devido à complexidade e à diversidade de necessidades dos moradores. Confira: 

● Interrupções na energia 

Um dos principais desafios é a coordenação entre os diversos espaços e unidades consumidoras, garantindo que a reforma não cause interrupções no fornecimento de energia para os moradores. 

Uma solução é realizar a reforma em etapas, mantendo sempre uma parte da rede elétrica funcionando enquanto outra é reformada. Também é possível utilizar geradores temporários para garantir o fornecimento de energia durante as intervenções. 

● Circulação das pessoas 

A logística de acesso também precisa estar no radar. Em edifícios mais altos ou com muitas unidades, alguns minutos com o elevador desligado pode trazer grandes transtornos aos moradores. 

Uma maneira de minimizar essa situação é programar as intervenções em horários de menor movimento, bem como ter um sistema de comunicação eficiente para informar os moradores sobre os momentos em que o elevador estará temporariamente indisponível. 

● Normas e regulamentos 

Garantir que a reforma atenda às normas e regulamentos vigentes não é fácil, já que elas podem variar de acordo com a localidade. Isso envolve não apenas a parte técnica da reforma, mas também a documentação necessária para comprovar a conformidade com as normas a aprovar custos.

Hoje, a maioria dos condomínios contam com escritórios que cuidam de toda parte burocrática, o que pode ajudar a resolver parte desse problema. Eles podem esclarecer dúvidas e oferecer apoio para se adequar às normas, além de ajudar a manter a documentação em dia e disponível para inspeções fiscais. 

● Custo financeiro 

Além de todos esses pontos anteriores, o que mais dá dor de cabeça num condomínio é a cobrança de despesas adicionais. Portanto, vale ficar atento ao impacto financeiro da reforma para os moradores, garantindo que os custos sejam justos e transparentes para todos. 

Para evitar surpresas desagradáveis, faça um planejamento financeiro detalhado, com a estimativa de todos os gastos envolvidos na reforma. Busque também alternativas de financiamento, como a criação de um fundo específico para a reforma que seja alimentado ao longo do tempo pelos próprios moradores. 

● Escolha dos materiais 

Investir em materiais sem certificação técnica ou sem qualidade pode aumentar os riscos de choques elétricos e de danos aos equipamentos. Por exemplo, o uso de uma tomada nadequada pode causar curtos-circuitos, superaquecimento e até mesmo incêndios, devido à má qualidade dos materiais e à falta de conformidade com padrões de segurança. 

Além disso, esses produtos costumam ter uma vida útil mais curta, o que exige uma manutenção mais frequente e aumenta os custos operacionais. Portanto, escolher produtos certificados e de qualidade é essencial para garantir a segurança e o bom funcionamento das instalações elétricas. 

Como a Enerbras pode facilitar a reforma? 

Lidar com uma reforma elétrica em condomínios exige o máximo de cuidado e atenção. Para evitar transtornos e problemas é necessário analisar todos os produtos escolhidos. No momento de comprar tomadas, interruptores e disjuntores, por exemplo, você deve verificar se os materiais possuem controle de qualidade e certificação. 

Um exemplo de empresa que oferece segurança, inovação e funcionalidade em materiais elétricos é a Enerbras. São mais de 2 mil soluções para todos os tipos de imóveis. Sendo, portanto, capaz de atender às necessidades e demandas das reformas em condomínios. Os produtos seguem as normas e exigências de segurança, o que garante que a reforma elétrica seja segura e cumpra com as obrigações da legislação. 

Para conhecer mais, procure um representante e aproveite as vantagens.

Leia também: Vai reformar sua casa? 5 dicas indispensáveis 

Leia também

Como-Proteger-Equipamentos-Eletronicos
Dicas

Dicas para proteger seus equipamentos eletrônicos

No mundo moderno, onde a dependência de equipamentos eletrônicos é inevitável, é crucial adotar medidas eficazes para... Mais
Reforma elétrica em condomínios
Instalações

Reforma elétrica em condomínios: principais desafios e como enfrentá-los? 

Ao contrário de imóveis residenciais, a instalação elétrica de um condomínio é bem mais complexa. Isso porque existe a... Mais
chuveiro-eletrico-e-seguro
Instalações

Chuveiro elétrico é seguro? Veja as vantagens 

Com tantas opções diferentes de chuveiro no mercado - como eletrônico, digital, pressurizado, híbrido e a gás -, é comum... Mais
trocar-resistencia
Dicas

Como trocar resistência em chuveiro, duchas e torneiras elétricas?

Quem nunca teve aquele momento de tensão ao perceber que o chuveiro parou de esquentar a água no meio do banho?  Na... Mais
instalacao-eletrica
Dicas

Dicas e cuidados na hora de reformar a instalação elétrica da sua casa

Você sabe se a instalação elétrica da sua casa está em dia? Se está na hora de fazer uma reforma? Muitas vezes, os sinais... Mais
materiais-eletricos
Dicas

Materiais elétricos para sua obra: como escolher as melhores opções?

Você sabia que em 2023 o Brasil registrou mais de 400 incêndios causados por problemas na instalação elétrica, apenas no... Mais
como-melhorar-a-eficiencia-energetica
Instalações

Guia para melhorar a eficiência energética da sua casa

A busca por uma casa mais eficiente energeticamente tornou-se uma prioridade para muitos proprietários conscientes dos recursos... Mais
beneficios-do-banho-quente
Dicas

Benefícios do banho quente para a saúde física e mental

Imagine chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, com o corpo tenso e a sua mente cansada. Qual seria a primeira... Mais
Dicas

Manutenção de canaletas: dicas essenciais

As canaletas desempenham um papel crucial na proteção e organização dos cabos elétricos. Por isso, a manutenção preventiva... Mais
Enerbras-premio-marketing-strategy
Institucional

Enerbras é reconhecida na primeira edição do Prêmio Marketing Strategy da Fundação Brasileira de Marketing

No cenário competitivo do mercado atual, é sempre uma grande conquista ser reconhecido pelo trabalho realizado e pela... Mais
lavar-louca-com-agua-quente
Dicas

Benefícios de lavar a louça com água quente

Os benefícios de lavar a louça com água quente impactam em diversos aspectos de nossas vidas. Da eliminação de germes à... Mais
chuveira-casa-de-veraneio
Dicas

Cuidados com chuveiro em casas de veraneio

As casas de veraneio são refúgios ideais para escapar da rotina, relaxar e desfrutar de momentos agradáveis em meio à... Mais
Institucional

ENERBRAS RECEBE O PRÊMIO DE MELHOR FORNECEDOR DE MATERIAIS ELÉTRICOS/ELETRÔNICOS – DUCHAS E MATERIAIS ELÉTRICOS PELO IMEC

No dia 22 de junho, a Enerbras foi homenageada pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil (IMEC). A empresa recebeu o prêmio de... Mais